A importância da música em trailers

Todo mundo adora ver um trailer de filme, não é mesmo? Trailers fornecem uma amostra da experiência que você poder ter com o conteúdo. Além disso, normalmente eles são exibidos/consumidos quando estamos com a nossa atenção totalmente focada, sem nenhuma dispersão, seja no cinema ou através de um pre-roll (aquele vídeo exibido no YouTube antes do conteúdo que queremos quer ver).

De acordo com Lisa Kernan, autora de “Coming Attractions: Reading American Movie Trailers”, um trailer de filme é “uma narrativa única de exibição de filme, em que o discurso promocional e o prazer narrativo estão conjugados”.

Mas o que faz um bom trailer de filme? Existem três coisas fundamentais que ele precisa proporcionar:

• Entusiasmar
• Entreter
• Informar

Mas criar um ótimo trailer que explique o filme e emocione o espectador não é uma tarefa fácil, ainda mais porque nos trailers cada fração de segundo é assistida sob um microscópio. Que o diga os trailers dos filmes dos heróis do Marvel Cinematic Universe (MCU)!

Nos posts do PromoANAlista, eu falo tudo o que você precisa saber sobre trailers, teasers e promos.

Essencialmente os trailers precisam capturar a atenção do seu público de maneira eficaz e convencê-lo de que a produção vale a pena investir o tempo dele.

Os espectadores optam pelo que querem assistir de entretenimento baseado nas expectativas do que podem obter: mais conhecimento, diversão, emoção.

Mas o que faz com que alguns gerem mais interesse, reconhecimento e empolgação no público do que outros?

Segue um dos principais elementos que, na minha opinião, torna um trailer eficaz: a trilha.

Aliás, acho sempre importante trabalhar na música e no design de som logo no início do processo de produção do trailer. Isso ajuda na conceituação, no estilo, no ritmo e a despertar a emoção desejada.

Considero também útil, durante a edição, construir um esboço ou um “esqueleto” do trailer com Voice Over e Áudio & Vídeo e, em seguida, colocar a música. Isso é especialmente importante se estiver usando uma música conhecida porque permitirá que encontre o trecho que encaixe precisamente com a letra e a imagem que correspondem ao conceito que você quer passar.

Um exemplo de ótimo trailer que utiliza música para criar o envolvimento com a história foi o elaborado pela Netflix para promover a primeira parte da 4ª temporada da série “You”. No trailer, foi utilizada uma versão especial do grupo “Hidden Citizens” para a música “I Ran (So Far Away), sucesso nos anos 80 da banda inglesa “A Flock Of Seagulls”.

O trailer mostra Joe Goldberg, um carismático psicopata-stalker, tentando fugir do seu passado criminoso ao se mudar para Londres. Agora, ele passa de perseguidor a perseguido ao se ver envolvido em um assassinato que não cometeu. Excelente escolha de música para ilustrar o conceito “Não dá para fugir de si mesmo”.

Apenas para você ter uma ideia de como a música “I Ran” ilustra bem o tema “fugir”, segue um trecho da letra traduzido para português: “Então eu corri. Eu corri pra muito longe. Eu apenas corri. Eu corri toda a noite e dia. Eu não pude escapar.”

Edição impecável. Ótima fala em off do personagem principal e escolha de diálogos que amarram todo o enredo da trama.

Veja:

Outra maravilhosa escolha de música foi a do teaser-trailer do filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, continuação de um dos maiores sucessos do MCU. Para o trailer de foi usada a canção “No Woman No Cry”, um clássico de Bob Marley, numa versão com a cantora Tems, feita exclusivamente para o trailer.

A letra caiu como uma luva para ilustrar o difícil estado emocional das personagens após a súbita morte do herói e grande líder T’Challa, o pantera negra. Agora, ao mesmo tempo que vivem o luto, elas têm que lutar para defender uma nação fragilizada da ambição de outros países e de um outro perigoso inimigo.

Uma bela seleção de imagens e takes emocionantes, casando perfeitamente com a música. O trailer é também uma linda homenagem ao ator Chadwick Boseman, falecido em agosto de 2020). Difícil não se emocionar.

O teaser-trailer fez tanto sucesso com os fãs, que a Marvel lançou um álbum prólogo de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, com três músicas, incluindo a versão completa de No Woman No Cry que consta no trailer.

Segue:

Um destaque mais recente de utilização de música em trailer foi o da minissérie de mistério dos criadores de “The OA”, “A Murder at the End of the World” (“Um Assassinato no Fim do Mundo” em tradução literal) exibida nos Estados Unidos pelo canal FX e no Brasil pelo Star+. Ao som de “Strange Love” na ótima versão da banda “Black Math” podemos ver a personagem Darby Hart, vivida pela atriz Emma Corrin (a Diana de “The Crown”) em cenas intensas onde ela corre contra o tempo para desvendar um suposto assassinato e impedir outros (inclusive o seu) num hotel isolado no meio da neve. O tom enigmático do arranjo da trilha ajuda na construir o elemento de suspense e a gerar curiosidade. Um toque sutil é a letra da música que fala do “estranho amor” ou da estranha relação entre Darby, uma detetive amadora, e seu ex-namorado Bill (Harris Dickinson) que a ajudou a investigar a morte de uma desconhecida. Só vamos saber disso assistindo aos episódios, mas já fica um “teaser” de que serão retratados relacionamentos “estranhos”.

E por falar em “The Crown”, a segunda parte da sexta e última temporada também contou com um trailer emocionante usando uma versão da música “Sweet Disposition” da banda australiana “The Temper Trap”. A letra fala dos momentos efêmeros que compõem nossas vidas, sobretudo durante a juventude, que é justamente o foco principal da parte final da série em torno do príncipe William. “A moment to love, a dream, a laugh, a kiss, a cry, our rights, our wrongs” (“Um momento de amor, um sonho, uma risada, um beijo, um choro, nossos acertos, nossos erros”), evocam os instantes marcantes e mais significativos da vida do herdeiro do trono britânico. A letra também fala sobre a persistência e determinação dele em sua “missão” de levar à frente o seu papel de futuro rei da Inglaterra: “and we won’t stop till it’s over. Won’t stop to surrender”. Sem dúvida nenhuma um “final épico” como o próprio trailer diz.

E aí, gostou? Tem algum trailer que tenha te impactado com alguma música em particular? Envie sugestões. Fique ligado aqui no PromoANAlista.

#musica #trailer #marvel #netflix #you #trilha #disney+

Deixe um comentário