Qual a diferença entre trailer e promo?

A diferença entre “promo” e “trailer”geralmente se relaciona ao contexto em que são utilizados e ao seu propósito específico.

Uma “promo” (também conhecida como “chamada” ou “spot” nas TVs lineares) se refere a uma forma de publicidade ou divulgação breve e concisa de um programa de televisão ou filme. Por exemplo, uma promoção de programa de televisão pode incluir trechos de cenas, voz, narrativa, imagens impactantes e informações básicas para atrair o público-alvo e gerar interesse. Promos são comumente encontradas na mídia televisiva e online. As promos normalmente divulgam dia e horário de exibição e sua identidade visual tem a ver com o branding e personalidade de marca do canal exibidor (de TV aberta ou por assinatura).

Por um outro lado, um “trailer” é uma “prévia” mais longa de um filme, série de TV ou até mesmo de um videogame. O trailer normalmente tem o objetivo principal de intrigar e atrair o público, mostrando um vislumbre do enredo, dos personagens e do estilo visual do produto. Os trailers de filme são amplamente divulgados em cinemas, plataformas de streaming, sites e canais de mídia online.

De modo geral, a principal diferença entre uma promo e trailer está no formato, na duração e na finalidade. Promos são mais curtas, usam recursos promocionais rápidos e são usadas para dar pequenas amostras de algo em um curto espaço de tempo (no intervalo comercial). Já os trailers poder ser mais longos, mais elaborados e procuram criar expectativas maiores ao apresentar uma visão mais ampla e envolvente do produto audiovisual em questão.

Promos ou trailers, apesar de serem formatos diferentes, têm o mesmo objetivo: dar um aperitivo do conteúdo.

As plataformas de streaming geralmente optam por usar trailers ao invés de promos porque eles fornecem uma visão geral da série, programa ou filme como um todo, permitindo que os espectadores tenham uma ideia do tema, estilo e enredo geral. Isso é útil principalmente para atrair novos assinantes ou espectadores para a plataforma, gerando antecipação e interesse.

Por conta disso, as plataformas de streaming tiveram um impacto significativo na forma como as promos são produzidas e distribuídas.

Num passado recente, as plataformas de streaming costumavam lançar temporadas completas de uma série de uma só vez, em vez de episódios semanais como nos canais lineares. Esse modelo de “maratona” permite que os espectadores assistam a vários episódios em sequência, o que significa que a promoção episódica individual se tornou menos relevante e até inexistente. Em vez disso, os trailers são usados para atrair espectadores para a série como um todo, sendo mais abrangentes.

Apesar deste modelo de “binge watching” ter praticamente caído por terra (até para a Netflix que passou também a não disponibilizar temporadas completas de uma só vez) ainda assim, não passaram a produzir/disponibilizar promos episódicas. Em raros casos, podemos encontrá-las na plataforma do YouTube. Na minha opinião, uma pena.

Como não existe intervalo comercial nas plataformas de streaming SVOD, a escolha tem sido por usarem trailers no “pre roll”, uma forma eficiente também de promover os conteúdos da programação. Amazon Prime Video e Apple são exemplos de plataformas que usam de forma eficaz este recurso, usando promos de 10″ a 15″ de duração antes da exibição do conteúdo escolhido pelo espectador. Também podemos chamar este formato de trailer como “push promos”.

Podemos considerar as “pull promos” como as chamadas específicas de episódios de séries ou programas que têm o intuito de fidelizar o espectador o deixando curioso para assistir ao próximo episódio. Já as “push promos” são os trailers e teasers que instigam a curiosidade sobre aquele determinado conteúdo.

Termino com a pergunta: as “push promos”no digital funcionam tão bem quanto no ambiente linear que tem uma oferta maior de intervalo de programação e, consequentemente, maior visibilidade? Qual a sua opinião?

Deixe um comentário