ELES ESTÃO VENDO…

A FILHA DE M. NIGHT SHYAMALAN, ISHANA, LANÇA UM TRAILER ASSUSTADOR EM SUA ESTREIA NA DIREÇÃO, “THE WATCHERS”.

O trailer de “The Watchers” cria uma atmosfera de suspense com cenas misteriosas, momentos assustadores e personagens enfrentando ameaças invisíveis em uma floresta. Ele provoca uma narrativa de terror psicológico, clássica dos filmes do gênero. 

No mundo dos trailers de filmes, existe uma arma secreta que muitas vezes passa despercebida, mas que exerce um imenso poder: o slogan ou, se preferir, tagline. Essas frases de efeito sucintas e memoráveis têm o potencial de elevar um trailer de esquecível a icônico.  

Foi justamente a utilização de um slogan (“Eles estão vendo”) em “The Watchers” que me chamou a atenção, pois é algo que muitos filmes infelizmente não têm utilizado ultimamente nas estratégias de comunicação. 

Uma pena mesmo o declínio do uso de slogans nos filmes, pois ele é que dá o tom e desperta a curiosidade para o conteúdo. Na minha opinião, um ótimo título e um belo pôster não são suficientes para “vender” a história.

A importância de um slogan memorável

Um slogan serve como cartão de visita de um filme, representando sua proposta de venda exclusiva e diferenciando-o da concorrência. Muitas vezes, é a primeira impressão que o público tem de um filme, e um slogan bem elaborado pode despertar sua curiosidade e deixá-lo ansioso para ver/ saber mais. Daí a importância de elaborar uma frase que não seja apenas memorável, mas também envolvente e fácil de lembrar.

Definindo o tom: um slogan resume o clima e o gênero de um filme em apenas algumas palavras. É a primeira pista para o público sobre o que esperar. É um romance comovente, um thriller de arrepiar ou uma aventura épica de ficção científica? O slogan dá o tom.

Despertando Curiosidade: Um slogan bem elaborado desperta curiosidade. Provoca o conflito central, um mistério a ser desvendado ou uma grande aventura a ser embarcada. Isso deixa os espectadores ávidos por respostas, fazendo-os a assistir ao filme para satisfazer sua curiosidade.

Deixando uma impressão duradoura: slogans icônicos tornam-se enraizados na cultura pop. Eles são referenciados nas conversas do dia a dia, parodiados e até tatuados em fãs devotos. 

Um slogan bem elaborado pode ser incrivelmente eficaz para tornar um filme mais memorável e atraente para o público. Por exemplo, o slogan do filme Tubarão: “Você nunca mais entrará na água”. Simples, mas eficaz. Captura perfeitamente o gênero e o tom do filme e deixa o público com uma sensação de pavor e expectativa.

Os slogans fornecem o gancho emocional final depois que os trailers geram a expectativa. Eles se concentram na ideia central ou no conflito de um filme e cristalizam seu apelo em uma frase concisa. 

Para compreender a potência de um slogan memorável, seguem alguns clássicos do cinema:

O Poderoso Chefão (1972): “Uma oferta que você não pode recusar.” Este slogan sugere os dilemas morais que sustentam a história. É uma oferta que você não pode recusar – assim como assistir a esta obra-prima cinematográfica.

Tubarão (1975): “Não entre na água.” Em poucas palavras, este slogan explora de forma brilhante o nosso medo primordial do desconhecido que se esconde embaixo d’água. Em Tubarão 2 (1978), continuam explorando o conceito com uma pitada de ironia: “Bem quando você pensou que era seguro voltar para a água.”

Alien, o Oitavo Passageiro (1979): “No espaço, ninguém consegue ouvir você gritar.” Talvez um dos melhores slogans já criados para um filme. De fato, a frase consegue capturar a essência de Alien e o pavor que o longa provoca. 

O Exterminador do Futuro (1984): “Ele estará de volta”, uma reprodução da famosa frase do filme: “I’ll be back” (Eu voltarei) dita de forma robótica por Arnold Schwarzenegger. 

A Mosca (1986): “Tenha medo. Tenha muito medo.” Outro icônico slogan extraído de uma frase do filme. A frase (criada por Mel Brooks, que estava envolvido na produção) entrou para a lista das cem melhores frases do cinema. 

Jurassic Park (1993): “Uma aventura de 65 milhões de anos em construção.” Mais do que ninguém, Steven Spielberg sabe do poder de uma tagline. Na produção de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), segundo capítulo da franquia “Indiana Jones”, foi usada a seguinte frase no cartaz: “Se aventura tem nome… deve ser Indiana Jones”.

Por fim, não podemos nos esquecer da genialidade do slogan do filme “Ghostbusters” (1984): “Para quem você vai ligar?” (Who Ya Gonna Call?), frase tirada do refrão da música-tema escrita por Ray Parker Jr. Esta pergunta é automaticamente respondida na nossa cabeça com empolgação ““Ghostbusters!!!”, não é mesmo?

Esses slogans transmitem com eficácia o tom, o gênero e os argumentos de venda exclusivos de seus respectivos filmes, deixando uma impressão duradoura no público e contribuindo para o sucesso dos filmes.

Os slogans devem ser curtos, rápidos e fáceis de lembrar, procurando capturar o tom e transmitir a essência do filme. Os slogans também devem desencadear respostas emocionais. Quer seja medo, excitação ou nostalgia, eles ajudam os filmes a conectarem-se com seu público em um nível emocional.

Com criatividade e brevidade, os slogans tornam-se bordões que comercializam um filme de maneira poderosa. Por trás de todo grande filme, muitas vezes há um excelente slogan.

Eles estão vendo

Baseado no livro homônimo de A.M. Shine, “The Watchers” (Os Observadores) é um thriller que acompanha Mina (Dakota Fanning), uma artista de 28 anos que fica presa em uma extensa floresta da Irlanda. Depois de finalmente conseguir abrigo, ela acaba tendo que ficar ao lado de outros três estranhos que são vigiados e perseguidos por criaturas misteriosas todas as noites que não são visíveis, mas elas veem tudo. 

O trailer começa com uma cena aparentemente plácida enquanto a personagem principal, Mina (Dakota Fanning) olha para uma parede de vidro numa casa toda envidraçada. Ao fundo toca uma música clássica, que aumenta ainda mais o clima de suspense. A atmosfera serena é rapidamente interrompida pelos sons assustadores da natureza lá fora, quando é revelado que algo sinistro a está observando. Pela frase: Eles vão ficar muito interessados em alguém novo”, podemos deduzir que Mina acabou de se juntar ao grupo formado por estranhos que são perseguidos e vigiados por criaturas misteriosas todas as noites. Com uma ótima edição, entra a frase, que é complementar ao slogan: “Você não pode vê-los, mas eles veem tudo”. Um desfecho de trailer para arrepiar os espectadores. 

O longa de terror marca a estreia na direção de Ishana Night Shyamalan, filha do diretor de O Sexto Sentido, M. Night Shyamalan. O lançamento está previsto para junho. 

Veja o trailer:

#TrailerTheWatchers #ElesVeemTudo #MovieSlogan