Deadpool & Wolverine | Marketing Multifacetado

A campanha de marketing para o lançamento do filme Deadpool & Wolverine é notável por sua abordagem não convencional e criativa, aproveitando o humor irreverente e a natureza subversiva dos personagens. 

As peças, em geral, abusam do humor ácido e “sem noção característico do personagem e não poupam em itens como violência, escatologia e linguagem chula. 

No dia 25 de julho será lançado no Brasil Deadpool & Wolverine, o terceiro filme de Deadpool e o primeiro desde que a Marvel Studios adquiriu o personagem. A expectativa é de que no fim de semana de estreia a arrecadação seja de US$ 200 milhões em bilheteria. Como tal, a campanha de marketing multifacetada no melhor estilo Deadpool já começou há cerca de um ano, com trailers, cartazes, aparições na mídia etc.

Os filmes anteriores de Deadpool foram grandes sucessos, ambos arrecadando mais de US$ 700 milhões em todo o mundo; e o próprio Deadpool (interpretado por Ryan Reynolds) se tornou um favorito dos fãs – um anti-herói com uma habilidade sobre-humana de transformar tudo em uma farsa.

A estratégia de marketing do filme Deadpool & Wolverine foi feita em torno da “química” entre Wade e Logan, baseando as peças promocionais fortemente em piadas sobre seu suposto interesse romântico. A campanha envolveu teasers nas redes sociais, colaborações com marcas, mercadorias especiais, vídeos sarcásticos e muito mais. Embora ambos os personagens tenham conexões com identidades LGBTQ + nos quadrinhos (Deadpool sendo pansexual e Wolverine tendo uma versão alternativa gay), os fãs queer não ficaram nada entusiasmados com a campanha de marketing de Deadpool & Wolverine.

Por outro lado, uma grande parte dos fãs, especialmente a base de fãs estabelecida da Marvel, parece empolgada com o filme e suas piadas. Deadpool & Wolverine foi descrito por muitos como uma mudança bem-vinda e um sopro de ar fresco para o Universo Cinematográfico Marvel após alguns anos de fadiga dos super-heróis.

Os esforços promocionais do filme e a estratégia geral de marketing parecem ressoar com as personalidades icônicas de seus personagens e são uma tentativa cuidadosa de adicionar criatividade ao estilo de marketing convencional do MCU.

Um teaser trailer do filme foi lançado durante o Super Bowl LVIII em fevereiro de 2024. 

O trailer do filme foi lançado em 22 de abril. Teve 365 milhões de visualizações globais nas primeiras 24 horas, superando o recorde de Homem-Aranha: No Way Home (355,5 milhões de visualizações) e se tornando o trailer mais visto naquele período.

Uma variedade de marcas colaborou para lançar produtos personalizados com o tema de Deadpool & Wolverine.

DiGiorno se uniu à Marvel Studios para uma colaboração de pizza de edição limitada. A parceria introduziu quatro novas variedades de pizza inspiradas nos personagens. Os fãs também podiam participar de um concurso para ganhar prêmios, incluindo uma viagem a Los Angeles e ingressos de cinema. A campanha incluiu uma campanha de marketing em plataformas digitais, sociais e de TV, comemorando o lançamento do filme.

A Heineken Silver colaborou com a Marvel Studios para comemorar o lançamento do filme pela Marvel Studio apresentando uma campanha com Ryan Reynolds e Hugh Jackman:

Desde o primeiro filme da franquia, vimos uma campanha totalmente diferente das típicas de filmes de super-heróis da Marvel. Em vez de confiar em métodos tradicionais, a equipe de marketing adotou uma abordagem ousada e não convencional – abraçando a irreverência e o meta-humor do personagem para envolver o público e encorajar um marketing viral que fosse fiel ao tom de voz do personagem. Isto foi em parte impulsionado pelo orçamento, que era inferior ao da maioria dos filmes de super-heróis devido à sua origem independente, mas serve como um exemplo de por que mesmo um investimento limitado pode ter um grande impacto em campanhas de marketing.

Veja o trailer do primeiro filme da franquia com o Mercenário Tagarela:

A equipe manteve mensagens consistentes em pôsteres de filmes, anúncios e trailers – tudo a partir da perspectiva do personagem principal (apresentado como uma narração/monólogo interno). Deadpool quebrou consistentemente a “quarta parede” e zombou de si mesmo, bem como de outros super-heróis, o que encorajou o envolvimento direto do público “disruptor”. Os pôsteres e anúncios brincam com os estereótipos dos filmes de super-heróis, subvertendo expectativas de maneira engraçada e, claro, utilizando o duplo sentido e conotações sexuais. Eles definitivamente não se levam a sério e isso é ótimo.

O teaser trailer inicial, lançado em 2015, destacou a irreverência ao apresentar Ryan Reynolds fantasiado de Deadpool, convidando o público a assistir seu trailer completo no dia seguinte num pequeno monólogo cheio de paródia, palavrões e insinuações sexuais. O hype para o trailer completo também foi gerado por meio da linguagem e das conotações chocantes, incentivando as pessoas a compartilhar o conteúdo com seus amigos.

A equipe de comunicação de Deadpool utilizou todo o potencial das mídias sociais para alcançar e interagir com seu público-alvo durante as promoções de pré-lançamento. Eles criaram conteúdo hilário e compartilhável que ressoou tanto com os fãs de quadrinhos existentes quanto com os usuários mais amplos da internet. Pesquisando e entendendo bem os desejos de seu público, a equipe de marketing empregou publicidade direcionada para personas únicas de usuários, focando em plataformas e eventos onde pudessem alcançar o número máximo de fãs em potencial tais como o YouTube, influenciadores online e até eventos esportivos para expandir seu alcance e gerar entusiasmo e engajamento orgânico.

Por exemplo, a campanha 12 Dias de Deadpool, que antecedeu o Natal de 2015, foi um exemplo perfeito de suas proezas nas mídias sociais e no marketing digital. Durante doze dias, eles lançaram novos pôsteres, imagens e vídeos mostrando o humor e a ação do filme, ao mesmo tempo em que incentivavam os fãs a compartilhar conteúdo todos os dias em diversas plataformas. O sucesso nas plataformas sociais e digitais foi então traduzido para outras plataformas de marketing, incluindo a criação de um perfil de dublê no Tinder e o uso de emojis para soletrar o nome do filme em outdoors (da forma mais vulgar possível, obviamente).

Ryan Reynolds, que interpreta Deadpool e também é fã do personagem, desempenhou um papel fundamental nos esforços de marketing ao longo da campanha sendo um “porta-voz” da zoeira. Seu entusiasmo e dedicação ao papel ajudaram a preencher a lacuna entre o personagem e o público. Ele participou ativamente de eventos promocionais, até mesmo assumindo a conta oficial de Deadpool no Twitter para interagir diretamente com os fãs. 

Segue o vídeo promocional de Deadpool 2 trazendo uma participação especial de David Beckham:

Antes do lançamento do filme, Reynolds frequentemente compartilhava vislumbres dos bastidores, percepções dos personagens e clipes humorísticos em suas contas pessoais nas redes sociais. Seu entusiasmo inabalável pelo personagem o tornou querido pelos fãs e criou um forte senso de autenticidade em torno do projeto.

Já na campanha para o lançamento de Deadpool & Wolverine, o ator Ryan Reynolds brincou com a participação de Hugh Jackman num vídeo lançado há quase um ano.

Também foram editados clipes da dupla brigando brutalmente com suas lâminas (aproveitando do fator de cura regenerativo dos personagens). 

O anúncio, postado por Ryan Reynolds em seu canal pessoal no YouTube, começa no meio da batalha enquanto Wolverine e Deadpool lutam na floresta. Wolverine tenta mostrar suas garras icônicas de adamantium, apenas para descobrir que ele está com problemas para soltá-las. 

Nos trailers de lançamento do filme, Deadpool & Wolverine não param de encontrar motivos para brigar. Uma forte possibilidade das desavenças é que Wolverine simplesmente acha Deadpool irritante e quer ficar sozinho. No entanto, independentemente do que aconteça entre Logan e Wade, está claro que a dupla acabará superando suas diferenças. 

Adotar estratégias não convencionais fez com que a franquia Deadpool estabelecesse um novo padrão para o marketing cinematográfico, provando que riscos calculados de relações públicas e ser fiel à essência de um personagem ou marca podem levar a triunfos de grande sucesso, independentemente do orçamento. 

Usando um tom único de comunicação, consistente com a personalidade do personagem, e continuando a inovar com novas ideias e parcerias, tem provado ser uma estratégia de marketing bem-sucedida, fazendo com que cada sequência de Deadpool tenha ainda mais sucesso, batendo recordes de arrecadação especialmente para um filme com classificação restrita, ou seja, apenas para maiores de 17 anos.

Ao abraçar o não convencional e levar a “zoeira” a sério, usando e abusando da liberdade criativa e da originalidade, Deadpool não teve medo de assumir riscos e virou uma franquia de sucesso. Deadpool & Wolverine é um dos filmes mais esperados do ano e a principal aposta da Marvel para 2024.

Vamos saber o resultado deste “bromance” entre Deadpool & Wolverine no dia 25. “Então, sente-se, relaxe, deixe-nos diminuir seu QI e aumentar sua frequência cardíaca enquanto viajamos para uma Terra dos Sonhos vazia, um lugar onde homens e mulheres adultos andam por aí com collants, e agem como se isso não fosse um grito de socorro cultural gigantesco. Isto é cinema”, palavras do próprio Ryan Reynolds. Mal posso esperar!

#DeadpoolEWolverine #MovieTrailer #MCU

Deixe um comentário