O teaser é um tipo de conteúdo criado com a finalidade específica de promover o lançamento de filmes, séries ou outros produtos audiovisuais. Na língua inglesa, a palavra “tease” traduz-se como provocar, e é exatamente isso que um teaser busca fazer. Seu principal intuito é despertar a curiosidade, criar expectativas no espectador, capturar sua atenção e incitar o desejo de consumir o conteúdo.
Um teaser eficaz é aquele em que (praticamente) nada é revelado, deixando o público ansioso e ávido por experimentar o produto, gerando aquela excitante sensação de “mal posso esperar” após o seu término.
De fato, os teasers desempenham um papel crucial ao estabelecer curiosidade, construir antecipação e gerar buzz em torno de lançamentos importantes. Esta estratégia aproveita a psicologia humana, explorando nosso desejo inato de decifrar mistérios e desvendar o desconhecido.
Para criar uma campanha teaser eficaz, é crucial manter o mistério, revelando pistas de forma gradual e estratégica. Ao envolver o público na resolução de um enigma, compartilhando pistas de forma crescente ao longo do tempo, os profissionais de marketing podem prolongar a excitação e o interesse do seu público-alvo, ampliando assim o alcance e impacto de suas campanhas. Foi exatamente isso que aconteceu com a campanha promocional da Netflix para Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez.
No dia 19 de setembro, estreia Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez na Netflix, um dos casos de crimes reais mais chocantes dos anos 90. Uma aula de teasers conceituais bem elaborados. Uma campanha matadora da Netflix. Perdão pelo duplo sentido. Não pude resistir.
De Ryan Murphy e Ian Brennan, A História de Lyle e Erik Menendez segue o famoso caso dos irmãos da vida real Lyle e Erik Menendez, que foram condenados em 1996 pelos assassinatos de seus pais José e Mary Louise “Kitty” Menendez. É a segunda história da série Monstros após o sucesso de Dahmer (estrelado por Evan Peters), com uma terceira edição recém-anunciada após o serial killer Ed Gein, interpretado por Charlie Hunnam.
A série original da Netflix analisa o caso que ajudou a despertar o nosso fascínio por crimes reais e pergunta ao público: “quem são os verdadeiros monstros?”.
Enquanto muitos alegavam que os irmãos cometeram esses crimes horríveis para herdar a fortuna substancial de seus pais, motivo pelo qual foram condenados, uma segunda narrativa começou a emergir, argumentando que os irmãos suportaram uma vida inteira de abuso sexual de seu pai e que agiram em legítima defesa.
O primeiríssimo teaser da série Monsters, lançado em maio de 2023, capturou minha atenção devido ao seu caráter enigmático. Em uma época em que poucos teasers são concebidos de maneira criativa, predominando trailers que revelam tudo, sem nenhum mistério, essa abordagem se destaca como um exemplo de teaser altamente eficaz, na minha opinião.
O teaser “title announcement” da 2ª temporada de Monster não inclui nenhuma imagem. No entanto, ele exibe a data e o local do crime antes de iniciar a ligação real de Lyle Menendez para a polícia. Na ligação, Lyle afirma que alguém matou seus pais e confirma que eles foram baleados. Quando perguntado sobre o que aconteceu, ele afirma que não ouviu nada e que acabou de chegar em casa. Quando ele desliga o telefone com a operadora do 911, o título Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story aparece na tela, junto com a sinistra confirmação de lançamento para 2024 ao som de sirenes de polícia. Simplesmente maravilhoso. De arrepiar.
Em agosto de 2024, o teaser “date announcement” foi lançado pela Netflix que também confirmou a data de lançamento em setembro para Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez. Quase tão misterioso quanto seu antecessor, o segundo teaser mostra os irmãos voltando para casa com armas em mãos e começando a cometer os assassinatos. A peça promocional então termina com a data de lançamento exibida em um fundo preto. Bem impactante. Veja:
Pouco depois do lançamento do segundo teaser, a Netflix estreou o “official teaser” de Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez. No teaser, a família Menendez posa desajeitadamente para fotos enquanto entra o áudio de Kitty perguntando em off ao marido sobre seu relacionamento com os meninos. Então, as imagens mostram Lyle e Erik com uma luz azulada se abraçando sem camisa em um fundo preto, enquanto tiros são ouvidos e sangue espirra em seus rostos, ilustrando o pacto sinistro entre eles.
Depois de uma série de teasers que apenas sugeriram a história, a Netflix finalmente lançou um trailer completo de Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez em setembro de 2024. Começando com os irmãos (interpretados pelos novatos Nicholas Alexander Chavez e Cooper Koch), chegando em casa à noite, cada um armado com uma espingarda, e entrando pela porta da frente antes de vários tiros serem disparados no assassinato brutal de seus pais José e Kitty Menendez.
Ao som de “Dirty Cash” do “The Adventures of Stevie V”, banda dance inglesa, o trailer então mostra os irmãos vivendo seus últimos meses de liberdade, desfrutando de uma vida luxuosa enquanto tentam se convencer de que o que fizeram foi certo.
“Erik e eu matamos nossos pais juntos, então eu diria que isso nos torna bem próximos”, diz Chavez, como Lyle, em uma sessão de terapia, lembrando que Erik confessou ao seu psicólogo, Jerome Oziel, que, por sua vez, contou para a sua amante, Judalon Smyth. Ela se tornou uma testemunha crucial no julgamento dos irmãos.
O trailer com mais de dois minutos de duração acompanha os irmãos após o assassinato, enquanto eles embarcam numa montanha-russa emocional de violentas mudanças de humor que oscilam entre a alegria e o remorso.
“Nossa vida era uma coisa, e decidimos que não íamos mais aceitar isso”, diz Lyle em narração. “A partir de agora, vamos exigir mais da vida. E nunca mais vamos voltar atrás”. As imagens então mostram suas prisões e julgamento. “Você não mata seus pais desse jeito”, diz Nathan Lane, interpretando o jornalista investigativo Dominick Dunne. “Literalmente desfigurando-os. Não se trata de dinheiro. Trata-se de algo mais profundo e obscuro.”
“The Lyle and Erik Menendez Story” é estrelado por Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) e Chloë Sevigny (“FEUD: Capote vs. The Swans”) como José e Kitty Menendez, respeitosamente. Além disso, Nicholas Alexander Chavez (“General Hospital”) interpretará Lyle Menendez e Cooper Koch (“Power Book II: Ghost”) interpretará Erik Menendez. Nathan Lane (“The Producers”) interpretará o repórter da Vanity Fair Dominick Dunne, e Ari Graynor (“The Disaster Artist”) interpretará a advogada de defesa Leslie Abramson.
Murphy e Brennan são os criadores e produtores executivos de “Monsters”. Brennan também escreve e dirige esta temporada. Outros diretores incluem Max Winkler, Paris Barclay, Michael Uppendahl e Carl Franklin, com Murphy, David McMillan, Todd Kubrak e Reilly Smith escrevendo esta temporada. Além de Murphy e Brennan, Alexis Martin Woodall, Eric Kovtun, Scott Robertson, David McMillan, Louise Shore, Carl Franklin e Javier Bardem atuam como produtores executivos.
“Dahmer — Monster: The Jeffrey Dahmer Story” estreou em 2022 e rapidamente se tornou um grande sucesso para a Netflix. A primeira temporada é atualmente a terceira série em inglês mais assistida na Netflix, marcando mais de 115,6 milhões de visualizações em seus primeiros 91 dias. Por seu papel na série, Evan Peters ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator – Série Limitada, Série de Antologia ou Filme para Televisão, e Niecy Nash ganhou o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Antologia ou Filme.
Mal posso esperar para ver Monsters: A História de Lyle e Erik Menendez. Se depender da qualidade dos teasers, já me ganhou.
#menendezbrothers #teaser #Netflix #promos


Deixe um comentário